Espionagem
Espionagem usa espiões para espiar aldeias de outros jogadores. Isto permite obter informações sobre os edifícios, os recursos e as tropas da aldeia, que pode simplificar o planeamento de ataque. O jogador tem a hipótese de escolha entre um ataque de espionagem normal e um mais lento mas invisível para o outro jogador.
Começar espionagem
Ao iniciar um ataque, um jogador pode escolher entre dois tipos (normal e de espionagem). A espionagem normal pode ser iniciada através do comando de ataque normal. A furtiva pode ser iniciada através de um botão especial de espionagem.
Se um jogador decide usar um ataque de espionagem normal, o mesmo é visível para o adversário. Além disso, o jogador atacado recebe relatórios, como se fosse um ataque normal.
Se um jogador escolhe o ataque de espionagem, o ataque é invisível para o adversário. Isso significa que ele não vai obter qualquer informação de quando os espiões chegarem à aldeia e nunca receberá um relatório. Como o espião será cuidadoso, a sua velocidade será claramente menor.
Cálculo
Durante um ataque de espionagem a relação de ataque de espiões e defesa de espiões é calculada. A partir desse valor o número é calculado o número de tropas sobreviventes. O defensor nunca perderá tropas. No final, os espiões regressam à sua aldeia. É o ataque de espionagem escolhido e o número de sobreviventes que determina a informação que o atacante recebe.
Conquistar
Depois da batalha, a informação que o atacante recebe é confirmada. Assim sendo temos os seguintes tipos de espionagem:
Durante um ataque normal de espionagem , os espiões podem receber as seguintes informações:
• as tropas inimigas e moral
• recursos do inimigo
• Edifícios e seus níveis de expansão
• tropas fora da aldeia
Durante o ataque de espionagem furtiva , os espiões recebem a seguinte informação:
• as tropas inimigas e moral
• recursos do inimigo
• Edifícios e seus níveis de expansão