Batalhas
Se um jogador ataca a aldeia de outro jogador, a batalha irá começar. As unidades individuais vão lutar umas contra as outras até que um lado é completamente destruído. Isso também pode causar danos permanentes à aldeia (muralha ou outros edifícios). O vencedor poderá então saquear os recursos da aldeia ou conquistá-la através do conde.
Os níveis de uma batalha são:
- Danos na muralha
- Batalha de espiões
- Tropas normais de batalha
- Danificar Prédios
- Conquistas e Pilhagens
Danos na muralha
Antes do início da nova batalha, o valor da muralha da aldeia é reduzido. Para fazer isso, o jogador precisa de enviar aríetes com a tropa de ataque. O nível da muralhada vai diminuindo consoante o número de aríetes que forem enviados.
Batalha de espiões
Se os espiões estiverem em ataque com outras tropas, a espionagem é calculada normalmente antes do início da batalha.
Tropas normais de batalha
As unidades normais lutam umas contra outras. Os valores de ataque são comparados com os valores de defesa. Uma vez que os valores são determinados, eles também podem ser modificados por circunstâncias exteriores.
Os modificadores a seguir são válidos para o atacante:
[B] - Moral: [b] / é um mecanismo que tem como função parar jogadores mais fortes de destruir jogadores mais fracos. O total de pontos vem das aldeias do jogador que ataca e são comparados ao total de pontos do defensor. Se o atacante tem mais pontos, a eficácia das suas tropas é reduzida, assim como a moral. Moral oscila entre os 100% e os 30%.
[B] - Sorte: [/ b] Um factor aleatório, que é decidido de forma aleatória em cada batalha. Este valor influencia a força da batalha. A Sorte varia entre -25% e +25%.
O defensor pode melhorar os valores de defesa com:
[B] - Bónus de muralha: [/ b] Este bónus é gerado pela muralha da cidade e melhora todos os valores da defesa. O bónus da muralha vai de 100% (nível 0) a 220% (nível 20).
[B] - Bónus Nocturno: [/ b] Essa é a protecção que suporta os ataques entre as 00:00h - 08:00h. Durante este período o defensor tem o bónus nocturno, ou seja: o dobro da força de defesa de todas as unidades durante este tempo. Fora deste horário, esse bónus não existe.
Uma vez que os valores de batalha são comparados, as perdas são determinadas. O Conde morre se não forem enviadas outras tropas com ele e a batalhada é dada como concluída, ou quando 50% das tropas do atacante morrerem.
Danificar Prédios
No final, a destruição de outros prédios é exactamente calculada e depende de perdas do defensor e do número de ataques com catapultas.
Conquistas e Pilhagens
Uma vez que a batalha está terminada e que o atacante ganhou, acontecerá o seguinte: as tropas sobreviventes do atacante irão pilhar os recursos para a aldeia de origem. Se algum dos condes ter sobrevivido, irá conquistar a aldeia e destruir seu real poder.
Se um edifício for destruído durante um ataque, o domínio de poder é recalculado.